terça-feira, 1 de fevereiro de 2011


Cipotânea e suas origens nos seus 300 anos de história
Geraldo Trindade
            A pequenina cidade de Cipotânea no interior de Minas Gerais, que se garba galanteosamente pelos seus rebentos e pela sua história, comemora neste ano de 2011 os seus 300 anos de fundação.
            VIVA CIPOTÂNEA!
            Este rincão em meio à Zona da Mata mineira faz divisa com as seguintes cidades: Rio Espera, Senhora de Oliveira, Lamim e Alto Rio Doce. A origem deste município está na descida dos desbravadores portugueses Francisco Soares Maciel, Narciso Soares Maciel, Manoel Duarte, Fernando Soares Maciel, Manoel de Medeiro Duarte , Jose da cunha; que provindo de Lamim, descendo o Rio espera pararam na confluência com o Xopotó. No dia 7 de agosto de 1711, batizaram estas terras com o nome de São Caetano do Xopotó.
São Caetano em homenagem ao santo do dia e Xopotó, que significa cipó amarelo. Porém, antes mesmo de se chamar Cipotânea e São Caetano do Xopotó,  a região eram chamada de Xipotaua pelos índios do grupo puris, das tribos Croata e Koropos, que viviam às margens do rio Piranga e Xopotó.
Ora, mas o que se comemora desde 1711 até este ano de 2011?
Comemora-se a vitória e a garra de cada um que nasceu nestas paragens: índios, caboclos, negros, brancos, pardos...  É essa sede na busca de seus sonhos e na conquista de seus ideais é que brotam espontaneamente neste ano. De certo, os cipotâneanos buscam suas origens e devem valorizá-las como forma suprema de encontrarem com seus antepassados.
Neste ano do tri-centenário de Cipotânea, muitas comemorações, certamente, deverão marcar esta data. Lancemos, unidos, cipotaneanos de nascença e de coração, essa festa bonita e juntos congraçarmos felizes. CIPOTÂNEA, 300 ANOS DE HISTÓRIA!!!

2 comentários:

  1. parabens geraldo pela materia,é sempre bom bom ler um pouquinho sobre nossa cipotânea.....

    ResponderExcluir
  2. Geraldo, sou de SP e tenho muita vontade de identificar os antecentes dos meus familiares que nesceram em Cipotânea por volta de 1950.

    Gostaria de montar uma árvore genealógica

    Parabéns pelo trabalho!!

    ResponderExcluir