quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011



Breves reflexões sobre a PAZ
Geraldo Trindade

                No mundo sempre esteve presente os conflitos, as guerras, as disputas... As divisões e disputas são presentes tanto no âmbito global quanto no das relações. É como se essa ignominiosa doença estivesse presente a todo momento e fosse impossível eliminá-la.
                As palavras de PAZ se dirigem a todos, mas especialmente àqueles nos quais prevalecem o sendo de paz ao Ives da guerra. Porém, nem todos os corações são capazes de realizá-la.
                Porque A PAZ É UM DOM. ela brota do coração, do íntimo, ela é improduzível pelas próprias forças.  No entanto, ela é desejada como libertação e às vezes como sonho quase inatingível. Ela provém e é sentida por meio dos corações e das ações dos homens.
                Mas, de onde vem a guerra?
                Ora, ela é ausência da paz. Quando a PAZ passa a inexistir, levando a humanidade à conflitos?
                A guerra inicia quando exatamente os homens não mais reconhecem Deus como o protagonista e construtor da história; e colocam como critério e horizonte para julgar os relacionamentos e os problemas outras coisas e valores; tais como: poder, dinheiro, ideologias, comodidade ou utilidade.
                A PAZ começa no reconhecimento que gera a esperança indomável. Isso não é possível aos homens covardes, mas aos homens que diuturnamente lutam pela vida, renovados pela esperança,como consciência e responsabilidade, agem pela paz no mundo e nos relacionamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário