quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Arquidiocese recebe Cruz e ícone da Jornada


 Mundial da Juventude


A cruz está plantada na realidade do nosso país e mais ainda, na realidade pessoal de cada cristão. Não há cristianismo sem Jesus e sem a cruz. Cremos em Jesus morto e ressuscitado. N’Ele está a fonte de nossa vida. Somos atraídos por Ele e somos estranhos a nós mesmos quando nos afastamos d’Ele.
            Somos jovens, adultos, crianças formados aos pés da Cruz de Cristo. Ouvimos a voz do Senhor: “Quem quiser me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.” (Lc 9, 23-24) Passamos da condição de ouvintes para a de discípulo d’Ele.
            No Brasil está passando em peregrinação a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora por ocasião da Jornada Mundial da Juventude em 2013, quando no Rio de Janeiro o Papa Bento XVI com os jovens brasileiros e do mundo inteiro se unirão formando uma única corrente para proclamar juntos: “Cremos em Jesus!”  Esta Cruz chegou ao Brasil no dia 18 de setembro em São Paulo e é símbolo do encontro do Papa com os jovens. Ela é feita de madeira, com pouco mais 3,5 metros de altura foi doada aos jovens pelo Papa João Paulo II em 1984 e desde 1994 peregrina, juntamente com um ícone de Maria, o país sede da jornada. Ela percorrerá todo o nosso país sendo um sinal que faz ressoar as palavras do próprio papa: “Muitas vezes a Cruz assusta-nos, porque parece a negação da vida. Na realidade, é contrário! Ela é o ‘sim’ de Deus ao homem, a expressão máxima do seu amor e a nascente da qual brota a vida eterna. Portanto, não posso de deixar de vos convidar a aceitar a Cruz de Jesus, sinal do amor de Deus, como fonte de vida nova. Fora de Cristo morto e ressuscitado, não há salvação! Só Ele pode libertar o mundo do mal e fazer crescer o Reino de justiça, de paz e de amor pelo qual todos aspiram.”
            A Arquidiocese de Mariana recepcionará esse dois símbolos nas seguintes datas: em BARBACENA no dia 21 de novembro e em OURO PRETO e MARIANA no dia 22 de novembro.
            Será oportunidade única para a juventude arquidiocesana, proveniente das 126 paróquias, demonstrarem que só se pode ser feliz tendo Cristo como centro da vida, certeza que não se acaba, força que nos sustenta, coragem que mantém acesa a esperança e nos une como irmãos na construção de um mundo melhor. Rumo à Jornada Mundial da Juventude na certeza de que a nossa fé passa pela Cruz de Cristo! Certos de que somos salvos pelo amor de Jesus que se revela e grita na Cruz por nós! Certos que somos salvos por Jesus Cristo! Participe deste momento rico e bonito de nossa Igreja. BOTE FÉ!!!!!

Programação OURO PRETO/MARIANA
10h – Chegada da Cruz em Ouro Preto
10h15 – Concentração da juventude na Rodoviária
12h – Carreata em direção a Mariana
12h30 – Chegada da Cruz na Praça São Pedro, onde haverá atividades durante todo o dia
16h30 – Caminhada com a Cruz e o Ícone até a Praça da Sé passando pela Praça Gomes Freire
18h30 – Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo Dom Geraldo Lyrio com os jovens
20h - Show

VALE A PENA VER:

A história da Cruz da JMJ

Uma cruz a caminho do Rio


A cruz dos jovens e a JMJ: uma história de unidade


Um comentário:

  1. SALVE MARIA

    Quero convida você meu irmão a participar do blog soldados católicos que foi fundando com o objetivos de reunir todos os sites e blogs católicos em um lugar só . E procurar sites e blogs católicos bons que não são conhecidos.
    Se você se escreve as sua postagem sera divulgada por Email e pelo o Facebook e muitas pessoas poderão se interessa em ver o seu blog e assim a evangelização que já acontese seria mas divulgada esse é o objetivo do blog soldados católicos se tive interessado esconha uma categoria para o seu blog e envie um email ou um cometário esse é o link do blog.


    http://ossoldadoscatolicos.blogspot.com/

    e-mail para contato: soldadoscatolicos2@hotmail.com

    PAZ E BEM

    ResponderExcluir