segunda-feira, 1 de agosto de 2011



7 de agosto: 300 anos de Cipotânea e 50º
Jubileu sob a proteção de São Caetano
Geraldo Trindade

Às portas do 7 de agosto já se pode dizer que Cipotânea  já se encontra entre as cidades que têm 300 anos de fundação. Sob o patrocínio de São Caetano esta data marca o esforço de milhares de pessoas, que lutando e trabalhando, nos faz orgulhar de nossa terra. Além deste motivo, a cidade no mesmo dia celebra o jubileu em honra de São Caetano, o santo da Divina Providência, que neste ano está em sua 50º edição sob os cuidados do pároco Pe. Rogério Venâncio Rezende.
De maneira muito festiva toda a cidade se alvoroça em organizar e celebrar, com alegria, o padroeiro da paróquia. Neste ano de 2011, o dia 7 de agosto contará com carreata saindo de Barbacena, alvorada, missas (6h, 7h, 9h,11h, 15h, e 16h) e a procissão percorrendo as ruas da cidade, marcando as homenagens ao santo e aos 300 anos de povoação das terras do cipó amarelo, antes, São Caetano do Xopotó, hoje, Cipotânea.

A devoção a São Caetano foi muito propagada pelo ilustre pároco Pe. José Geraldo das Mercês, que conhecendo a biografia do santo foi tomado de piedosa simpatia por sua vida, exemplo e virtudes.
            Que bela imagem ver peregrinos da cidade e de outros lugares acorrerem às ruas para acompanharem as procissões e de forma mais intensa à de São Caetano. É comovente ouvir a multidão entoando com toda a força e ânimo o hino ao seu padroeiro e intercessor: “Graças mil, oh São Caetano, vos entoa de coração. Este povo todo ufano, de vossa alfa proteção. Salve, salve, amável pai, vossos filhos reverentes pela fé e a
mor ardentes, lá do céu abençoai.”
            Quanta alegria perceber que os pedidos de centenas de fieis foram alcançados a Deus sob o intermédio do santo da Providência, que nos ensina a buscar em primeiro lugar o Reino de Deus, pois tudo mais vinrá por acréscimo. Alegria estampada nos rostos sofridos, contritos, confiantes e cheios de fé do povo que inspirando-se em São Caetano cultivam as verdadeira virtudes evangélicas da caridade, do amor ao próximo, do temor a Deus e do serviço.
            São 300 anos de Cipotânea, 50 anos de jubileu que marcam a história de cada um, que de uma forma ou de outra está ligado à esta querida terra. Resta-nos dizer, PARABÉNS AO NOSSO POVO, que vive sua fé, fazendo desta pequenina cidade uma terra singular, expressado grandemente na garra e coragem de cada um que ali nasceu.
            Oh, São Caetano, olhai para este povo querido, que passando, por dificuldades e descasos não deixa de confiar na Providência Divina quando muitas vezes falta-lhes o intermédio solidário de seus irmãos, que podendo fazer algo, optam por nada fazerem. Mesmo assim, VIVA CIPOTÂNEA pelos 300 anos, que São Caetano interceda sempre a Deus por nós e que venham muitos anos de alegrias e conquistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário